5 dicas para escrever um artigo excelente para SEO

Quer saber como escrever um artigo com excelente SEO, capaz de aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google? Lembre-se: o objetivo do Google é dar aos seus leitores conteúdo de qualidade, ou seja, fácil de ler e com informação relevante. Veja as cinco dicas que apresentamos em seguida.

Linguagem clara e simples

O uso da linguagem tem duas vertentes: a simplicidade do vocabulário e a estruturação das ideias. Os seus leitores não devem esforçar-se demasiado para encontrar a informação, nem para compreendê-la. Ainda que linguagem mais rebuscada ou complexa possa ter o seu espaço, o Google valoriza ativamente a utilização de linguagem mais simples.

Além disso, ideias bem estruturadas aumentam o foco do artigo e a própria aceitação das ideias que o escritor pretende passar.

Parágrafos e Títulos

A divisão do texto em parágrafos e títulos, como estamos a fazer neste artigo, facilita ao leitor ter uma perceção visual rápida do texto, ou "ler em Z" como se costuma dizer. O uso de tópicos ("bullets") também se recomenda, sempre que necessário.

Ferramentas profissionais

Para evitar situações de plágio involuntário, ou para garantir que determinadas palavras-chave ("keywords") estejam bem representadas no texto (nem de mais, nem de menos), utilize ferramentas profissionais. Algumas são gratuitas, outras (mais avançadas) poderão justificar um pequeno investimento. Para os utilizadores mais avançados, o Google Keyword Planner dá sugestões de "keywords" relacionadas com um determinado tema, e é gratuito.

Otimizar o tamanho do artigo

O mínimo para um artigo "SEO friendly" é de 300 palavras. Não receie criar artigos maiores, mas lembre-se que os leitores podem fugir à ideia de textos demasiado longos; jogue com um texto bem estruturado, tal como falámos na segunda dica.

Pensar antes de escrever

A escrita deve ser o culminar de um processo. Pode envolver pesquisa, leituras, reflexão ponderada e a longo prazo, investigação suplementar, etc. No fim de tudo isso, o ato físico de escrever torna-se mais fluido, mais concreto e objetivo, e até mais rápido. Só vantagens, para o leitor e para o "writer".